Empresário brasileiro mantem otimismo, mesmo com desaquecimento da economia
Pesquisa com 1.014 executivos aponta que a maior parte deles está revendo para cima suas estimativas de faturamento no 2º trimestre. As reformas estruturais não serão realizadas em 2011
A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial mostra que, para o 2º trimestre de 2011, 60% dos entrevistados vão rever seu faturamento e 40% vão mantê-lo conforme planejado. No trimestre anterior, 66% contavam com a ampliação de seu faturamento e 34% com sua manutenção. Foram entrevistados 1.014 empresários ou principais executivos de empresas em todo o país, de 28 de fevereiro a 4 de março.
Quando perguntados sobre qual o sentido dessa revisão de faturamento no 2º trimestre do ano, 88% disseram que será para cima e 12% para baixo. Nos primeiros três meses do ano, 85% revisaram para expansão e 15% para o recuo.
Na análise por setor, a indústria apresenta 90% de seus empresários revendo seu faturamento para cima, no 2º trimestre. Na mesma direção está o setor de serviços, com 88% de seus empresários, e o comércio, com 87%.
Na abordagem por porte, 89% dos executivos das médias empresas, 88% dos das pequenas e 83% dos das grandes vão rever seu faturamento para cima no 2º trimestre.
Por região, a Norte apresenta a maior parcela de empresários, 95%, revendo para cima seu faturamento. A seguir estão: Sudeste (89%), Nordeste (88%), Sul (87%) e Centro-Oeste (86%).
Para 72% dos empresários brasileiros, o faturamento de suas empresas em 2011, na comparação com 2010, será maior. Para 18% será igual e para 10% cairá.
Por setor, 74% dos altos executivos da indústria também vão nessa direção, de que seu faturamento neste ano será superior ao do ano passado. No comércio e nos serviços, são 71% em cada um.
Por porte, as médias (79%) e as grandes (78%) empresas contam com maior número de empresários prevendo um faturamento maior neste ano. Nas pequenas empresas, são 70% de seus gestores contando com isso.
O Nordeste é a região com maior número de empresários (81%) estimando um faturamento melhor em 2011. O Norte e o Centro-Oeste aparecem empatados, com 74% cada. O Sudeste tem 71% de seus empresários compartilhando da mesma opinião e o Sul (69%).
Portal AB News







