Novo estudo da FIESC mostra que BR 101 Sul não fica
pronta antes de 2014
A duplicação do trecho sul da BR 101, incluindo as obras de arte como viadutos, pontes e túneis, não ficará pronta antes de 2014, mostra estudo realizado pelo engenheiro Ricardo Saporiti para a Federação das Indústrias (FIESC), com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura. O consultor, que realizou um primeiro levantamento para a entidade em maio, voltou a avaliar as obras e constatou que o ritmo das atividades segue preocupante, com diversas obras sequer iniciadas, o que vai provocar gargalos no trânsito da rodovia. Em maio, o trabalho da FIESC considerava viável encerrar a obra em 2013.
Conforme o estudo, agora, os principais gargalos passaram de três para cinco. São obras que ainda sequer foram contratadas: túnel duplo de 1,3 quilômetro e viaduto de acesso de 180 metros no Morro dos Cavalos; viaduto de acesso e ponte estaiada de 2,8 quilômetros na travessia de Cabeçudas e Canal Laranjeiras; túnel simples de 700 metros sob o Morro do Formigão; elevado de 1,7 quilômetro para transposição do banhado no contorno de Araranguá (não previsto inicialmente) e reforço na ponte antiga de 340 metros sobre o Rio Tubarão, que não consta nos contratos vigentes.
"Teremos uma longa segunda fase de obras, pois elas são caras e complexas. Parte delas depende de projeto executivo, licenciamento ambiental e licitação, para depois enfrentar dois anos e meio de período de construção. Esse atraso é um indicativo de que os congestionamentos persistirão ao longo dos próximos anos", diz o presidente da FIESC, Alcantaro Corrêa.
Além desses gargalos que constituirão a segunda fase da obra, os trabalhos da primeira etapa também são preocupantes, conforme o estudo da FIESC. Das 62 passarelas previstas, foram executadas apenas três, restando 95,2% por fazer. Dos 11 viadutos simples previstos, foram executados cinco. No caso dos viadutos duplos, estão prontos 13 dos 27, enquanto outros nove estão em obras (Santo Amaro da Imperatriz, Furadinho, Mirim, Imbituba Sul, Capivari de Baixo (Vila Flor), Tubarão, Morrotes, Criciúma e Banhado de Araranguá). Das 53 passagens inferiores apenas metade está pronta (27).
No caso das pontes novas, estão prontas 23 das 30 previstas, enquanto das obras de reforço e alargamento das antigas foram executadas apenas três das 21 previstas. Com relação ao trecho de pista duplicado, estão prontos 139 quilômetros dos 238,5 previstos, restando 41,7% por entregar. Já dos trabalhos de restauração da pista antiga, estão prontos apenas 67 dos 238,5 quilômetros, com mais 71,7% por entregar.
O consultor também registrou sua preocupação com relação aos prazos das realizações dos trabalhos de construção já contratados dos segmentos adjacentes ao norte do futuro túnel do Morro dos Cavalos, ao Sul do túnel do Morro Agudo, da variante nas proximidades da Cova Triste (km 259), cabeceiras da ponte sobre o Rio Araçatuba, segmento nas adjacências sul e norte do acesso a Laguna, segmento entre os km 344 (Posto Osório) e 349 (Posto São Bernardo), acessos ao viaduto duplo do Banhado de Araranguá, construções de pontes sobre o Rio Araranguá, implantação e pavimentação das obras do "Contorno de Araranguá e obras - com respectivos acessos - das passagens inferiores na região de Sombrio.
A exemplo do que fez em maio, a FIESC vai encaminhar o segundo estudo sobre as obras do trecho sul da BR 101 ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, demais autoridades federais ligadas ao tema e lideranças políticas catarinenses.
Portal FIESC







